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Marca de posição: o que é, benefícios e como funciona!

Pense bem, quem não lembra das três listras da Adidas e a etiqueta vermelha no bolso de trás do jeans Levi’s , esses são ótimos exemplos de marca de posição.

Tais usos se tornaram tão marcantes no mercado, que hoje os consumidores, podem identificar facilmente os produtos dessas marcas.

A marca de posição se caracteriza pelo uso específico de elementos (nominativos e/ou visuais) em partes determinadas dos produtos.

Neste artigo, apresentamos o conceito de marca de posição, como funciona e quais os benefícios de ter uma. Confira! 

O que é Marca de Posição

A marca de posição é precisa, inteligível e objetiva colocada ou afixada em uma área específica de um produto, de forma apropriada e proporcional e tamanho, capaz de mostrar representação gráfica.

Uma simples ilustração de uma cor específica, uma combinação de cores ou uma forma específica em um produto pode representar uma marca de posição. 

Quando a empresa registra uma marca de posição, ela protege um recurso aplicado a um determinado produto em uma posição específica e distinta. 

Características e elementos principais

A marca de posição pode ser aplicada em vários produtos como sapatos, roupas, por armações de óculos e outros. Uma marca de posição protege a marca de um determinado objeto, que não pode ser registrado como uma marca separada. Ela deve ter tamanho ou proporção adequada posicionada na área específica, como no meio do produto ou representada como uma silhueta.

Benefícios da Marca de Posição

Uma marca de posição refere-se à maneira específica pela qual um sinal é colocado ou afixado nas mercadorias.

Na prática, o uso deste tipo de marca traz uma série de vantagens:

  • Fortalecimento da identidade da marca: a adesão de uma marca de posição para os produtos permite fixar no imaginário dos clientes a identidade da marca;
  • Diferenciação em um mercado competitivo: uma marca de posição coloca a empresa em destaque em um mercado altamente competitivo. Entre tantas, o consumidor identifica, de imediato, de qual empresa se trata;
  • Proteção legal e comercial: o pedido de marca de posição fornece proteção legal e comercial para a marca, impedindo que outra empresa se aproprie dos elementos. 

Ao avaliar se uma marca posicional pode ser registrada ou não, os seguintes aspectos devem ser levados em consideração:

Posição: o posicionamento particular da marca pode ser considerado como indicação de origem apenas nos casos em que sua posição é um assunto incomum para um determinado mercado. É crucial saber se um consumidor espera que a marca seja normalmente exibida na posição específica do produto.

Marca: se for considerada apenas um elemento decorativo, o consumidor não avaliará a marca como indicação de procedência. Consequentemente, a marca não terá caráter distintivo.

Marca de Posição: registro e proteção no Brasil  

Em terras brasileiras, para registrar uma marca de posição no INPI é importante que ela cumpra alguns requisitos. Confira os principais:

  • Posição distinta e peculiar, de um sinal ou de uma marca, de maneira permanente e fixa;
  • Ser um local de posição da marca ou do sinal do produto que não seja banal ou convencional ou não tenha havido a vulgarização em face da concorrência;
  • A distintividade do conjunto;
  • Capacidade de ser reconhecido como marca pelos clientes;
  • Capacidade de individualizar o produto no mercado.

Além disso, a solicitação do registro de marca exige uma apresentação técnica muito específica, para passar pelo crivo dos examinadores do INPI. Por isso, é recomendado procurar ajuda de uma consultoria especializada, como a Stagio, para viabilizar o registro de marca de posição junto ao INPI em total acordo com as exigências.

Exemplo de marca famosa com Marca de Posição: Nike

A Nike iniciou seus negócios com foco em desempenho e inovação. A empresa inventou o sapato waffle e construiu sua marca voltada para atletas. Hoje, a marca de posição é reconhecida em ofertas que vão além dos sapatos e oferecem roupas esportivas que promovem o desempenho.

Marca de Posição: diferenças em relação a outras modalidades de registro de marca

Além da marca de posição, existem outras formas gráficas de apresentação de marcas no INPI. São elas:

Marca nominativa: é aquela formada por uma ou mais palavras. Neste caso, o nome não é vinculado a um elemento gráfico.

Marca figurativa: é um sinal que implica no uso de um desenho, imagem ou símbolo capaz de representar um conceito. 

Marca mista: segundo o INPI, essa é formada pelo “sinal constituído pela combinação de elementos nominativos e figurativos ou mesmo apenas por elementos nominativos cuja grafia se apresente sob forma fantasiosa ou estilizada.” 

Marca tridimensional: é um sinal, geralmente figurativo, que individualiza os produtos ou serviços relacionados à marca. Em alguns casos, o formato da embalagem de uma marca é relevante para  diferenciá-la no mercado, e essa é uma marca de caráter tridimensional.

Entre tantas modalidades de marca, é comum surgir a dúvida: qual é a modalidade adequada para a proposta do meu negócio? Depende do uso da forma gráfica da marca na veiculação do seu negócio. Por isso, contar com uma assessoria de registro de marca é tão importante. 

Conclusão

As marcas de posição enfrentam muitos desafios no registro. Um problema comum é quando os elementos são percebidos como decorativos ou funcionais, indistinguíveis do produto associado. 

Para obter maior chance de sucesso no registro de marcas de posição, é preciso que elas sejam descritas de forma clara e precisa, limitadas em sua aplicação e/ou onde evidências de uso estão disponíveis.  

Com o reconhecimento gradual das marcas não-tradicionais pelas autarquias de registro de marca, é certo que as marcas de posição começaram a crescer rapidamente. Afinal, os elementos de posição estão presentes em todos os nossos produtos de consumo hoje.

Para saber mais sobre marca de posição e registro de marca, entre em contato com a equipe da Stagio

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