Blog

protejer-a-marca

6 motivos para proteger suas marcas e patentes

Quando criamos algo, seja uma marca, um produto ou uma ideia, queremos proteger isso de qualquer um que queira se apropriar desse sonho. O registro de marcas e patentes é essencial para você proteger tudo aquilo que você criou e ainda receber muitos outros benefícios.

Quer saber o que mais essa proteção pode te oferecer? Separamos 6 motivos para você proteger suas marcas e patentes!

1- Propriedade Intelectual

Primeiramente, você sabe o que é Propriedade Intelectual? Bem, essa propriedade abrange as marcas e patentes, além dos direitos autorais. As marcas são nomes, figuras (ou ambos) que identificam os produtos ou serviços de uma empresa. Por exemplo, a marca Avon é nominativa, já da Nike é figurativa; outras possuem nome e figura, sendo mistas, como a do Mc Donald’s.

Do outro lado, as patentes abrangem todas as invenções, sejam produtos ou processos produtivos. E os direitos autorais envolvem todo o tipo de criação, seja nas artes, literatura ou ciência, como os livros, artigos, pinturas, músicas.

2- Concorrência

A proteção de marcas e patentes evita que a sua concorrência venha a conquistar clientes de maneira indevida, utilizando uma marca ou comercializando um produto similar, com menores preços, por exemplo. Dessa forma, o seu produto é unicamente SEU.

3- Exclusividade

Outra vantagem de registrar marcas e patentes é a possibilidade de é comercializar os produtos ou serviços de forma exclusiva, impedindo que os concorrentes o façam, desviando a clientela. Se um concorrente registrar a sua marca, para que você resgate seu direito, você terá que se envolver em medidas judiciais, tendo despesas financeiras e diversos outros prejuízos.

4- Lucro

Ao registrar suas marcas e patentes, também é possível ter a obtenção de lucro através das concessões, licenças e vendas do ativo intangível.

5- Valor

Se sua marca ou patente possui registro, ela de certa forma faz parte do patrimônio da empresa, aumentando consideravelmente seu valor agregado.

6- Investimento

Receber investimento é o desejo de qualquer empreendedor, certo? Pois saiba que ter uma marca registrada ou produto patenteado atrai os melhores investimentos, pois transmite confiança, credibilidade e segurança. Principalmente àqueles que são voltados a inovação e tecnologia.

E você, já possui a proteção de todos os seus ativos?

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Categorias