Blog

as-9-patentes-mais-importantes-do-mundo

As 9 patentes mais importantes do mundo!

Hoje, se você precisa se comunicar com alguém é só mandar um e-mail, uma mensagem de voz ou de texto. Entretanto, há algumas décadas atrás isso era muito mais difícil, já que esse tipo de comunicação só poderia ser feito por carta.

Além disso, é quase impossível imaginar a vida sem energia elétrica, automóveis, celular e internet então. Parece que eles estão por aqui desde sempre.  

Como se tornaram tão básicos e estão sempre ao nosso alcance, a gente nem se pergunta como foram criados ou quem os inventou, não é mesmo? Mas todas as criações passaram por um processo de evolução e proteção.

Neste artigo, mostramos as patentes mais importantes do mundo. Confira!

Como surgiram as patentes?

As patentes permitem o direito exclusivo sobre a criação de algum produto, tecnologias e o aperfeiçoamento de produtos, equipamentos e técnicas. A proteção da patente dá o direito exclusivo de comercializá-la, evitando o uso sem autorização por terceiros. 

De acordo com o site Museu das Invenções,a primeira proteção oficial de patentes surgiu por volta do século 15. Foi criado pelo Rei Henrique VI para garantir por vinte anos a exclusividade ao artesão João de Utynam, que desenvolveu um método para fazer vidros na Inglaterra. 

Em 1474, na República de Veneza, era necessário comunicar sobre as criações ao governo para garantir a exclusividade. Passaram-se mais alguns séculos até a criação de uma proteção formal de patentes, que surgiu em 1791, com a Revolução Francesa. O Brasil demorou mais um tempo a formalizar uma lei que protegesse essas criações, que foi feita somente em 1830.

Agora que você já sabe como surgiu a proteção de patentes, que tal conhecer melhor aquelas que revolucionaram a história. Separamos uma lista com as 9 patentes mais importantes e que mudaram a história. Confira!

As 9 patentes mais importantes do mundo

1. Fonógrafo

Primeiramente, o fonógrafo foi o primeiro equipamento que permitia a gravação e reprodução de sons por meio de um cilindro. Criado em 1877 por Thomas Edison, se tratava de um cone acústico que captava os sons, essa ação fazia vibrar uma agulha posta no fim do cone e que gravava as ondas sonoras em um cilindro.

2. Energia elétrica

Em 1822, Thomas Edison criou o primeiro sistema de distribuição elétrica e iluminou a Estação Pearl Street, primeira central elétrica de Nova Iorque e alguns locais mais próximos. Edison ligou à distribuidora 52 lâmpadas que foram acesas ao mesmo tempo, o sistema foi considerado revolucionário para a época.

3. Lâmpada incandescente

Em terceiro lugar temos um item que vem perdendo a popularidade nos últimos anos e está sendo trocado por soluções mais modernas, mas o fato é que ele revolucionou a história da humanidade. 

Um dos marcos da “era da eletricidade”, a lâmpada incandescente foi criada em 1879 por Thomas Edison. Era feita com um algodão carbonizado que foi posto dentro de um ‘bulbo’ e brilhou por mais de 40 horas. Assim, a criação passou a substituir as velas e os lampiões a gás. 

4. Rádio

O rádio é uma das invenções e patentes mais importantes do mundo, que revolucionou a história da humanidade. Em uma época onde as informações eram transmitidas por cartas e podiam levar dias pra chegar até as pessoas, o rádio transformou a comunicação. 

O aparelho foi inventado pelo padre brasileiro Roberto Landell Moura, que conseguiu a patente em 1899, ao desenvolver um equipamento que pudesse realizar transmissões de voz a distância, com ou sem o uso de fio.

5. Máquina de costura

Em 1760, inventores tiveram a ideia de criar um modelo de máquina de costura capaz de automatizar o processo manual, mas nenhuma invenção chegou a dar certo. 

Então, em 1850,  Isaac Singer aperfeiçoou um modelo de máquina de costura que encontrou na oficina de Orson Phelps. Sua criação deu certo e revolucionou a fabricação de modelos que pudessem ser comercializados. Em 1851, ele solicitou a patente para produzir e aperfeiçoar esse equipamento exclusivamente, e fez isso até o fim de sua vida.

6. Borracha sintética

Criada em 1910, pelo russo Sergey Lebedev, é feita de polibutadieno e foi a primeira utilizada nas indústrias. Essa é uma das patentes mais importantes do mundo, já que contribuiu para o avanço da economia em muitos países e permitia a produção de pneus, juntas, isolamentos e até a produção de combustíveis de mísseis.

7.Televisão

Foi inventada na década de 20, pelo norte-americano Philo Farnsworth. Ele criou um protótipo que era capaz de capturar imagens em movimento e que poderia ser codificado por ondas de rádio e assim se transformaria em uma imagem novamente.

Philo foi aperfeiçoando a técnica e somente em 1927 teve sucesso no seu invento. No mesmo ano, ele requereu uma das patentes mais importantes do mundo. 

8. Telefone

Criado há mais de 100 anos pelo escocês Alexander Graham Bell, que adaptou a criação de Johann Philipp Reis. O aparelho era composto por uma membrana que vibrava quando submetida a sons, um corpo de ressonância reproduzia esse som e o transportava pela corrente elétrica. 

Graham Bell obteve a patente ao conseguir fazer o aparelho funcionar, em 1876, em uma comunicação com um de seus funcionários no escritório.

Anos mais tarde, em 1973, Martin Cooper criou o primeiro protótipo de um telefone portátil que era similar ao celular como conhecemos hoje. A adaptação do telefone permitia fazer ligações sem estar conectado a fios como os telefones antigos.

9. Algoritmo PageRank

Por fim, este é um algoritmo utilizado para rankear as buscas do Google e serve para posicionar os sites mais relevantes entre os resultados. Larry Page e Sergey Brin desenvolveram esse algoritmo na Universidade de Stanford, enquanto realizam um projeto de investigação para encontrar um novo motor de busca.

A ideia se baseia em uma hierarquização das páginas com melhores conteúdos no Google. O processo foi patenteado na Universidade de Stanford, e o nome PageRank foi registrado pelo Google. 

Invenções incríveis, né? Pois agora você já sabe um pouco mais sobre as criações e patentes mais importantes do mundo, que revolucionaram a história! 

Como vimos até aqui, a proteção de patentes é uma forma de se proteger e evitar que terceiros copiem seu produto sem autorização, então, não dê bobeira! A Stagio pode te orientar e realizar a gestão e todas as fases de proteção para obter a sua patente, conheça nossos serviços!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
Traduzir